Como ler mais? Método simples para ler tudo o que você precisa!

Ler é uma tarefa importante que nem sempre é fácil de se executar. Se você entende o que estou falando e está vendo uma pilha de livros se acumularem nas prateleiras, veja com um simples método pode ajudar você a finalizar todas essas leituras necessárias…

Ler muito mais

A Importância da Leitura

A importância da leitura é algo que nem precisaria ser citada. Se pararmos para pensar, a leitura nos acompanha desde sempre.

Na época das cavernas já haviam marcações nas paredes que carregavam algum significado e podiam ser lidas de alguma forma, com o aparecimento dos pergaminhos e da tinta, a leitura tornou-se a principal forma de adquirir conhecimento e isso estende-se até hoje, então quando você joga uma palavra no google, você está em busca de algum material que pode ser lido e que possa somar ao seu conhecimento.

Logo, a leitura é uma chave para o conhecimento e, consequentemente, para a felicidade e autorrealização, veja:

  • A leitura é uma ferramenta para se alcançar o conhecimento;
  • Tendo conhecimento você aumenta suas chances de sucesso;
  • Com o sucesso, você aumenta bastante suas chances de ter uma vida mais feliz;

A leitura é um caminho para alcançamos o que desejamos, ou seja, a autorrealização. Mas apesar de ter plena consciência que a leitura é algo fundamental, ler nem sempre é uma tarefa fácil.

Entendo seu problema

Eu entendo o seu problema

Recebo muitos e-mails de pessoas que desejam passar em provas e concursos públicos ou acumularam pilhas de livros que deveriam ler e muitas delas reclamam da dificuldade de ler tanto conteúdo. Então se você está estudando para provas ou enfrenta uma falta de foco para realizar suas leituras, você está no lugar certo.

Eu entendo bem essa situação pois, durante minha vida, encontrei muito conteúdo importante para os meus objetivos, reuni muitos livros que tinha certeza que iriam contribuir muito para completar minhas metas, mas apesar de ter encontrado tanto material interessante, o que mais via eram livros não concluídos na minha prateleira, por mais que eu tivesse lido vários até um determinado ponto, muitos deles não tinham sido lidos até o final.

Quando olhei para prateleira, vi o tanto de conteúdo que eu precisava ler, percebi que ali existia um problema silencioso que eu precisava resolver.

Mas o interessante de identificar um problema, é que abre-se espaço para tentar resolvê-lo e para isso era necessários entender o porque desses livros se acumularem assim.

Reativo x Proativo

Leitura reativa x Leitura proativa

Você já percebeu que é muito mais fácil ler uma mensagem no celular, um artigo na internet do que um livro? Porque?

É mais fácil pois a leitura de uma mensagem é bem diferente da leitura de um livro. Apesar das duas terem o mesmo idioma a forma como abordamos cada uma é bem diferente, a primeira é uma leitura reativa e a segunda é uma leitura proativa.

A leitura reativa:

É a leitura mais utilizada em nosso dia a dia, normalmente é um conteúdo colocado na nossa frente e de fácil conclusão:

  • Quando você lê uma mensagem no celular;
  • Quando você abre um artigo na internet;
  • Quando você lê uma reportagem pequena na revista;

Se você parar para analisar seu dia, você vai ver que muitos textos são apresentados para você e esse texto normalmente tende a serem fáceis de se ler, um e-mail, uma link de uma notícia, uma mensagem no seu facebook ou até mesmo uma sinapse de um livro, diferente da outra leitura:

A leitura proativa:

É uma leitura focada e menos utilizada no dia a dia, depende de nossa ação, da nossa busca e compromisso para ser realizada:

  • Quando você lê um livro;
  • Quando estuda para prova;

Quando você lê um artigo longo ou um livro complexo, parece muito mais complicado concluir aquela tarefa do que ler uma simples mensagem no seu celular, pois ela exige que você mantenha o foco na leitura durante muito mais tempo. Você precisará abrir esse livro durante vários dias para terminá-lo e, normalmente, o livro não vai disparar um alarme para chamar por você concluí-lo. Depende de você abri-lo todo dia, depende da sua proatividade.

Resumindo:

A grande diferença entre a leitura reativa e a proativa, é que uma é colocada a nossa frente e por isso torna-se mais fácil de ser lida, já a proativa exige a ação, exige que a pessoa vá atrás daquele conteúdo e assim se torna mais complexa e é exatamente essa última utilizada nas nossas leituras mais importantes.

Então o problema está diretamente relacionado com o nosso compromisso com a leitura, mas como garantir esse compromisso?

A importância da frequência

A grande chave é a frequência

A grande chave por trás do sucesso e da conclusão de suas leituras não está na quantidade de páginas que você lê de uma vez e sim a frequência que você lê.

Não adianta ler 50 páginas hoje se amanhã você não continuar de onde parou, assim você nunca chegaria a ler todos os livros que precisa.

Quando você inicia a leitura de um livro, provavelmente você lê várias páginas nos primeiros dias. Pessoalmente, se o livro for muito interessante eu passava uns 3 dias lendo bastante (ainda sobre efeito da leitura reativa), mas aos poucos a magia do livro ia perdendo força e quando dava conta, ele já estavam ali na prateleira calado, sem chamar muito atenção e sem ser concluído.

Então a grande sacada é arrumar uma forma de manter a frequência de leitura sem sofrer com isso e assim nasceu uma pequena regra.

Leia 10 páginas

A Regra Simples

Já que a leitura proativa depende de compromisso, é necessário desenvolver alguma técnica para que esse compromisso seja mantido. Para fazer, usei técnicas simples da psicologia comportamental e bolei uma Regra Simples que deveria ser mantida.

A ideia nesse caso é concluir uma meta que depende da nossa atenção em mais do que um simples dia, logo essa meta depende de repetir uma ação durante um bom tempo, então determinei uma regra ou lei a ser seguida todos os dias.

A regra simples das 10 páginas:

Estipulei que precisaria ler apenas 10 páginas por dia de um livro até que ele fosse concluído. Ao olhar essa simples regra você deve estar se pensando: Nossa, é só isso?

A ideia por trás das 10 páginas é muito mais complexa do que a própria regra, quando você analisa o comportamento das pessoas conclui que quanto mais complexa for uma missão, maior é a tendência daquilo ser feito errado ou não ser feito. Ou seja, quanto mais complexa for a regra, por menos tempo eu conseguirei concluir essa tarefa, veja só um exemplo:

Você provavelmente já viu várias revistas de dietas revolucionárias nas bancas de jorna:do estilo “Emagreça 15 quilos em 10 dias!”. Essas dietas tendem a impor missões quase impossíveis: “Coma 4 pedaços de queijo durante o dia, jante apenas um copo de suco de goiaba, não tome café da manhã”.

De fato, essas regras podem fazer você perder algum peso, mas será que você conseguiria manter isso por muito tempo? Após uma semana comendo dessa forma você provavelmente estará pensando em assaltar geladeiras ou incrivelmente impaciente com qualquer um que fale com você. Em outras palavras, a missão não torna-se difícil, torna-se insuportável.

Pode parecer que 10 páginas por dia seja muito pouco mas veja só:

Lendo apenas 10 páginas por dia, você conseguiria:

  • Ler 100 páginas (livro pequeno) em 10 dias
  • Ler 600 páginas (3 livros médios) em 2 meses
  • Ler 3650 páginas (18 livros médios) em apenas 1 ano

Veja que, em pouco tempo, você estaria terminando vários livros sem sofrer, sem sentir cansaço e sem se estressar. Então faça o teste, pegue um livro da prateleira, marque 10 páginas e leia-as todos os dias.

A expressão “Devagar e sempre” nunca foi tão verdadeira.

Tempo para leitura

Aniquilando as dúvidas?

Tendo ideia da importância da frequência das 10 páginas, chegou a hora de deixar bem claro alguns pontos para não sobrar dúvidas:

Quantidade de páginas:

Apesar de ter colocado 10 páginas nesse artigo, você pode estipular quantas páginas deseja ler por dia, podem ser 5 páginas ou 20 páginas, você vai decidir quantas você realmente deseja ler, porém é importante definir isso antes de começar (para evitar sabotagem) e sempre tenha em mente que precisa, acima de tudo, parecer muito fácil de ser executado. Nada de tentar ler 80 páginas por dia pois a ideia é que você consiga manter isso ao longo da vida e não desistir no próximo final de semana.

Horário de Leitura:

Muitas pessoas me perguntam qual o horário certo para ler. A verdade é que não existe um padrão, ou seja: Algumas pessoas se sentem mais ativas durante a manhã, então ler pela manhã antes de ir para o trabalho pode ser bom, já outras saem de casa muito cedo e se sentem mais ativas de noite, então essas devem pensar em manter suas leituras pela parte da noite. O importante nesse ponto é identificar o melhor e mais fácil horário para você executar essa leitura, seja de manhã, tarde ou noite, o que importa é sempre ter uma espaço de tempo reservado para isso.

Esqueci de ler ontem, e agora?

O esquecimento pode ocorrer, somos humanos. É muito importante que você não deixe dias passarem sem sua leitura, esquecer um dia pode ser suportável, mas esquecer mais de 2 dias podem fazer com que parte do seu cérebro (hipotálamo) entenda que aquele hábito foi quebrado e assim você vai parando de ler aos poucos. Então caso você se esqueça de ler, tente ler a sua cota diária no dia seguinte e mais essa cota que você deixou passar. É bem interessante ter um despertador em seu smartphone ou algum aplicativo que possa ajudar você a não se esquecer.

Observação para quem usa Iphone e Ipad: Durante anos busquei um aplicativo que me lembrasse e “enchesse o saco” para que eu cumprisse determinada tarefa. Há muitos aplicativos com essa função no mercado e o próprio relógio do seu smartphone pode fazer isso mas eu utilizo um aplicativo chamado PillBoxie.

Ele foi projetado para te lembrar dos remédios que precisam ser tomados. O que o torna especial é que ele fica apitando de 2 min em 2 min até que você entre no aplicativo e marque o remédio como tomado. Essa função é perfeita para agendar sua pílula diária de conhecimento, ler suas páginas.

Para mim funciona muito bem, espero que ajude você também.

Observação para quem usa Android: Não tenho certeza se esse aplicativo está disponível na Google Play, porém basta pesquisar por programas semelhantes e que tenham essa função de ficar relembrando de minutos em minutos até que você marque aquela tarefa como concluída. Esses programas de medicamente tendem a ter esse tipo de função.

Últimas palavras

Últimas palavras…

Bom, faço uso dessa pequena técnica todos os dias e já limpei a minha estande de livros. Hoje já tenho uma lista grande de livros que preciso comprar e todo dia minhas 15 páginas (acabei subindo a quantidade depois de um tempo) são a chave para adquirir muito conhecimento.

Tenho certeza que ao aplicar essa leitura com metas em sua vida você verá muitos dos seus livros serem concluídos e com certeza estará trilhando um caminho de sucesso a cada dia.

Recado para os estudantes de concurso:

Sei que a leitura de material muitas vezes precisa ser rápida para um concurso que está prestes a acontecer, mas mesmo nesses casos é importante entender que em uma preparação para concurso, o planejamento adiantado é muito importante e nem sempre uma leitura em cima da hora será suficiente para garantir resultados positivos. Então, mesmo estudando para concursos de forma mais focada, você pode manter a leitura das 10 páginas de um assunto que você sabe que será necessário mais no futuro.

Bom, espero que essa pequena dica possa ajudar você a alcançar as suas metas, indiquei algo que me ajuda diariamente e tenho certeza que vai ajudar você também. Mas então, o que você achou da dica? Tem alguma opinião bacana sobre o assunto? Deixe seu comentário que eu sempre respondo.

Desejo um grande sucesso a você e uma boa leitura.

Gostou do artigo? Então aproveite!
Junte-se a 6438 leitores inteligentes e receba minhas melhores técnicas!
  • sales

    Não tenho muita paciência para leitura,estou focado agora nos estudos para concurso,gosto mais
    de estudar em vídeo aulas um determinado assunto do que ler esse assunto,mas sei que a leitura é importantíssima e vou seguir essa sua dica, obrigado e abraços!

    • Olá Sales, tudo bem? Eu também não era fã de leitura mas, se tem uma coisa que aprendi com a psicologia, é que gostar é questão de hábito.

      Estudar por vídeos é uma boa opção, mas nem sempre há um vídeo para aquele determinado assunto que você precisa estudar então a leitura acaba sendo importante.

      Espero que a dica do post te ajude, pois me ajudou bastante.

      Um abraço e bons estudos

Junte-se a 14938 pessoas inteligentes que recebem minhas técnicas e dicas!

Compartilhe esse conteúdo