[Download] Constituição Federal PDF para Aprovação

Sempre recebo muitas perguntas sobre materiais de estudo e a Constituição Federal é, sem dúvida, a ferramenta mais importante para quem deseja ser aprovado em concursos públicos.

Então se você deseja a aprovação, é melhor ter uma versão da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB-88) ao seu lado.

Constituição Federal da Aprovação

A Constituição Federal PDF para Aprovação?

Bom, você deve ter lido o título e pensando: O que essa Constituição em PDF tem de tão especial? Simples, ela é diferente de tudo que você já viu por ai, deixa eu explicar:

Diferente da Constituição do Site do Planalto

A CRFB – 88 está disponível no Site do Planalto, porém ela está lá apenas para tornar público o seu conteúdo, não para que estudantes façam um bom estudo com ela.

Alguém já tinha falado com você sobre isso?

Veja abaixo alguns problemas da Constituição do site do Planalto:

  • Letra pequena
  • Não há como colocar notas
  • Pouco espaçamento entre as as linhas
  • Não há justificação na lateral
  • Pouco destaque nos artigos, capítulos e títulos

Resumindo: Todos esses detalhes acima fazem com que você perca desempenho na hora de estudar, pode ser um detalhe silencioso mas que faz a diferença nos seus estudos.

Mas e as versões impressas?

Apesar de serem melhores organizadas, ainda assim não facilitam a vida dos concurseiros.

Veja abaixo alguns problemas das Constituições Impressas:

  • Não possuem espaço para notas
  • Possuem letra pequena
  • A organização nas folhas tende a ser em coluna para caber mais conteúdo
  • Mais uma coisa para carregar na sua bolsa

Apesar de melhor que a versão digital do Planalto, as versões impressas, em sua maioria, não são perfeitas para o estudo.

Constituição Perfeita para Estudar

Cadê a Constituição Perfeita para Estudar?

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes e também pela grande quantidade de e-mails que recebo de concurseiros com dúvidas, resolvi buscar a Constituição Perfeita para que eu pudesse linkar aqui no blog, porém não achei.

Procurei bastante pela internet e não achei nada que tivesse foco nos estudos, que tivesse foco na APROVAÇÃO. Veja as características que procurei:

Quais as características eu procurei?

  1. Flexibilidade: Versão digital, para download e compatível com qualquer dispositivo (tablet, smartphone, notebook, desktop).
  2. Praticidade: Ter uma forma fácil de inteligente de pesquisar conteúdos.
  3. Tipografia: Boa fonte e espaçamento, para facilitar a leitura e absorção de conteúdo.
  4. Destaque: Títulos e Capítulos destacados, para facilitar as consultas.
  5. Marcações: Sistema eficiente de notas e marcações, que possibilitasse a consulta fácil dos pontos marcados.

Nasceu a Constituição

Nasceu a Constituição Federal PDF para Aprovação!

Após analisar cada pontos desse acima, e não encontrar nenhuma solução, resolvi colocar a mão na massa e criar algo do zero: A versão da Constituição, focada nos estudantes. Uma CF para facilitar e agilizar os estudos.

O meu grande objetivo era criar um arquivo de fácil acesso, com boa qualidade e que possibilitasse o uso de várias ferramentas para agilizar os estudos além de torná-lo mais eficiente.

Esse arquivo PDF possui grandes vantagens, veja:

Demonstração da Constituição

1. Espaço para anotações:

Um dos grandes problemas dos estudantes, é conseguir organizar suas notas e apontamentos em uma matéria. Grudar post-its, anotar entre as linhas ou nas bordas do texto podem ajudar, porém não é o mais ideal para um estudo eficiente.

Pensando nisso, criei uma versão da CF com um bom espaço, dedicado as suas anotações, veja:

Notas na Constituição Federal

Você pode fazer essas anotações tanto em leitores PDF (como mostrei acima), quanto imprimir e escrever manualmente.

2. Grife os pontos mais importantes para você!

Outro problema da versão física da Constituição, é a dificuldade em marcar algo de forma eficiente.

Você pode até utilizar um marca-texto para grifar o que achar necessário, porém consultar essas marcações sempre demora mais do que desejamos, folheando folhas e mais folhas até chegar a marcação certa.

Para evitar isso, nessa versão digital, você poderá grifar todos os pontos importantes e ainda consultar isso na barra lateral de forma simples e intuitiva. Essa função funciona tanto no computador quanto em tablets ou smatphones.

Isso, com certeza, irá agilizar muito suas revisões, veja:

Selecionando conteúdos

3. Fonte e Espaçamento pensados em sua leitura:

Uma das coisas que mais me incomodam em um texto, é a fonte e o espaçamento (tanto entre as letras como entre as linhas).

Um texto mal espaçado e com uma fonte ruim, aumenta muito seu tempo de leitura e dificulta bastante sua absorção.

Para evitar esse problema, escolhi cuidadosamente a fonte Century Gothic e um espaçamento preciso de 1,15 cm para garantir uma leitura confortável e rápida do conteúdo.

4. Títulos, Capítulos e Seções bem destacados para uma boa consulta:

Você já deve ter buscado por algum capítulo e foi e voltou várias vezes para poder encontrar, não é?

Isso acontece porque os títulos, capítulos e seções não são bem destacados. O site do Planalto não possui um bom destaque e os livros não são muito diferentes.

Pensando nisso, procurei destacar cada um dos títulos e capítulos da Constituição e, por ser um arquivo em formato PDF, você poderá fazer buscas fáceis dos conteúdos desejados. Veja um exemplo:

titulos-secoes-capitulos


Download

Faça o Download

Abaixo você pode fazer o download dessa versão da constituição que eu editei. Espero que ela seja de grande ajuda para você.

Download da Constituição

Gostou do Material?

Se você gostou do material e acha que ele pode ajudar alguém que você conhece, clique nos botões das redes sociais na lateral, topo ou rodapé desse post e compartilhe!

Assim mais pessoas poderão acessar esse conteúdo, além de me deixar muito feliz com o seu gesto.

Tópicos para Tweetar:

  1. (tweet) Veja essa versão da Constituição Federal feita para concurseiros! Baixe agora!
  2. (tweet) A Constituição Federal perfeita para você estudar! Baixe agora!
  3. (tweet) A CF do Planalto é ruim para estudar, veja só essa aqui!

Versão digital ou impressa?

Bom, isso é uma questão pessoal, mas recomendo muito o uso da versão digital por alguns motivos:

  1. Você poderá utilizar todas as funções que os leitores de PDF tem como busca, grifar textos, criar notas e observações e todas elas ficam catalogadas no programa.
  2. Você pode levar esse arquivo para qualquer lugar no seu bolso (smartphone) ou abrir em uma tela grande (desktop, notebook, tablet)

Dúvidas frequentes:

Bom, claro que um arquivo pode gerar algumas dúvidas, como desejo que todas as pessoas consigam tirar o melhor desse material, segue abaixo algumas respostas para algumas dúvidas frequentes:

1. Posso imprimir esse arquivo?

Sim, você pode imprimir esse material e usá-lo como bem desejar.

Porém recomendo o uso digital, pois há várias funções que só estão disponíveis em na versão digital (veja o tópico ali encima que fala sobre isso).

2. Como posso abrir esse arquivo PDF?

Para abrir esse material e utilizar suas vantagens é bem simples, basta clicar no botão abaixo para baixar o Adobe Acrobat Reader, ele é um ótimo leitor desse tipo de arquivo e vai garantir a você todas as funções (grifar, busca, notas).

Download Acrobat Reader

Caso você não goste do Acrobat Reader, há outros leitores de PDF que você pode encontrar no Baixaki, clique aqui.

3. Há várias funções, onde posso aprender a usar?

O programa Acrobat Reader (que é o que eu uso) é bem simples, com apenas alguns cliques e um pouco de curiosidade você descobrirá como utilizar várias funções.

Porém, quero que as pessoas consigam utilizar esse arquivo da melhor forma, então estou trabalhando em um artigo dedicado a ensinar você a usar da melhor forma o leitor de PDF Acrobat Reader.

Quando vai estar disponível? Como gosto de fazer artigos bem completos, vou analisar cada função do programa e criar algo bem especial para ajudar a todos.

Não tenho uma data certa para isso, mas assim que estiver disponível avisarei a todos que estão inscritos na minha lista de emails, então se você ainda não se inscreveu, basta digitar seu e-mail no formulário logo abaixo, assim você garante que não vai perder nada que eu postar aqui.

Concluindo…

Ufa! Foi um caminho longo, mas necessário. Tenho certeza que todas as pessoas que estão se dedicando ao estudo nesse momento sabem que um arquivo ou um detalhe podem fazer toda a diferença no aproveitamento dos estudos.

Estudar para um concurso é uma tarefa árdua e quanto mais ferramentas e materiais você tiver ao seu favor, melhor e mais fácil será sua caminhada. Por isso criei esse arquivo que espero que te ajude bastante.

Bom, sempre leio e respondo os comentários que aparecem aqui no blog. Então comente logo abaixo! E não deixe de compartilhar!

Gostou do artigo? Então aproveite!
Junte-se a 6438 leitores inteligentes e receba minhas melhores técnicas!
  • Silva Vieira

    ESSE CONTEÚDO,MAS A TÉCNICA DO MÉTODO SIMPLES PARA LER TUDO O QUE PRECISA! FICA TUDO BEM MAIS FÁCIL,OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS. ABRAÇOS!

    • Que bom que gostou Silva, espero que e as dicas e o materiais te ajudem bastante.

      Um abraço e muito sucesso nos seus estudos.

      • Breno Tavares

        Ainda tem esse arquivo?

  • Everton Bruno

    EXCELENTE MATERIAL.OBRIGADO!!

    • Olá Everton, agradeço pelo elogio, espero que ele possa te ajudar bastante. Um grande abraço e muito sucesso na sua jornada.

  • Daniel Peralta

    Amigão nao estou conseguindo baixar..

  • bmcbarbara

    Já fiz o cadastro mas não consigo baixar nem recebo no meu e mail.

Junte-se a 14938 pessoas inteligentes que recebem minhas técnicas e dicas!


Warning: include(/template.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/clients/client0/web1/web/wp-content/plugins/arscode-ninja-popups/arscode-ninja-popups.php on line 2456

Warning: include(): Failed opening '/template.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php') in /var/www/clients/client0/web1/web/wp-content/plugins/arscode-ninja-popups/arscode-ninja-popups.php on line 2456

Compartilhe esse conteúdo